XX Expo Aves do Clube Ornitófilo da Beira Litoral

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Primeiras crias de 2012

Um dos momentos mais aguardados ao longo do ano por qualquer criador de canários é o nacimento das primeiras crias. Este momento bateu-me à porta na passada quinta-feira com o nasciemento de 8 canários da raça Arlequim Português. Um número bastante bom, visto que uma fêmea tinha 5 ovos e tirou-os todos e a outra fêmea tinha 4 ovos tirando só 3. O 4º ovo era galado mas sem um canário totalmente formado. Talvez a formação tivesse parado logo nos inícios de choco, provavelmente, devido a alguma deficiêncica genética incompatível com a vida.
Quanto ao número de ovos postos, este não está a ser o melhor ano, pois grande parte das fêmeas só põem 3 ovos mas, e para contrastar, a percentagem de ovos galados é muito boa esperando, por isso, que grande parte dos ovos nasçam.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Início das criações começou no passado dia 30!!

Acabada a época de exposições, as atenções viram-se para a cansativa mas sempre esperada época de criações. Este ano, diminuí o número de raças o que me permitiu fazer mais casais das raças que ficaram. Assim, este ano vou criar com 10 casais de Arlequim Português, 9 casais de Poupa Alemão e 8 casais de Lizard.
Depois dos tratamentos preventivos feitos, comecei a juntar os casais que me pareceram preparados (nem todas as aves estão preparadas na mesma altura) esperando, no entanto, mais uns dias para colocar os ninhos. É meu hábito, assim que junto o primeiro casal, ser eu próprio a acender as luzes às 7 da manhã, pois a primeira coisa que os canários fazem, é galar as fêmeas. Naturalmente, isto só acontece quando elas e eles estão preparados. Assim que eu os vir a galar, coloco o ninho tendo, com este método, uma percentagem de ovos galados acima dos 90%.
No passado dia 30 de Janeiro foram postos os primeiros ovos. Tal feito ficou a cargo de duas fêmeas Arlequim Português. Naturalmente que, até hoje, outras se seguiram contando já com mais de uma dezena de ovos, quer de Arlequim, quer de Poupa Alemão.
Começa assim mais uma época, uma época em que eu tenho mais espectativas, pois tenho mais qualidade no meu plantel.

Abraço!