XX Expo Aves do Clube Ornitófilo da Beira Litoral

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Prémios obtidos na Expo-Aves em Coimbra

Depois de no dia de ontem(domingo) ter decorrido o julgamento das aves, foi com bastante surpresa que recebo a notícia(o meu amigo Gonçalo Ferreira fez questão de me telefonar para me dar os parabéns) de que a minha primeira participação numa exposição foi um sucesso. Na Expo-Aves em Coimbra, consegui obter 7 prémios com as 15 aves que levei a julgamento. Os prémios que recebi são os seguintes:

1º classificado em Canário Poupa Alemão com 91 pontos
2º classificado em Canário Poupa Alemão com 90 pontos
3º classificado em Canário Poupa Alemão com 89 pontos

1º classificado em Canário Lizard Dourado com 91 pontos
2º classificado em Canário Lizard Dourado com 90 pontos

1º classificado em Canário Lizard Prateado com 90 pontos

1º classificado em Canário Fife Fancy Melânico Intenso com 92 pontos

Tirado estas classificações, ainda tive mais duas aves com boa classificação mas que infelizmente não ganharam nada, pois estavam fora de classe. São eles:

Canário Fife Fancy Melânico Nevado (era intenso) com 91 pontos
Canário Fife Fancy Melânico Nevado (era intenso) com 90 pontos

Ainda fica aqui a nota dos meus canários que não conseguiram chegar á margem mínima do 89 pontos, mas que para o ano, quero melhorar, são eles:

Canário Lipocrómico Amarelo Nevado com 86 pontos
Canário Arlequim Português Poupa com 86 pontos
Canário Arlequim Português Par com 87 pontos
Canário Arlequim Português Par com 87 pontos
Canário Arlequim Português Poupa com 88 pontos

Resumindo, na minha primeira participação numa expo, ganhei 7 prémios: quatro 1º, dois 2º e um 3º. Agora só resta esperar pelo próximo fim de semana para visitar a exposição e trazer para casa os canários e os prémios que eles tanto merecem.

domingo, 10 de outubro de 2010

Criar fauna europeia!!!!!! É para ricos

Embora seja criador de canários, tenho um gosto muito especial por fauna europeia especialmente por pequenas aves da família Fringilidae como os pintassilgos, verdelhões, pintarroxos etc.
Como é sabido de todas as pessoas, dezenas de criadores de Portugal também partilham este gosto e criam, embora que ilegalmente, estas pequenas aves.
Estava eu a pesquisar sobre a forma de legalizar as aves de fauna europeia para assim conseguir expor daqui a uns anos quando me deparo com a seguinte situação:
Para conseguir ter tudo legalizado teria que pagar:
125 euros pela inscrição de criador.
50 euros como cota anual.
25 euros por cada ave que possui-se.
E como tudo isto é uma pechincha num país de ricos, ainda temos de pagar, caso queiram inspeccionar as nossas instalações o seguinte valor:
20 euros por cada hora de inspecção
o,38 cêntimos por cada Km que os inspectores percorrem ao deslocarem-se na vinda e na ida.
Agora pensemos bem. Uma pessoa quer criar livremente uma ave, contribuindo assim para a sua evolução e contrariando o processo de extinção, e a única coisa que o governo quer é DINHEIRO.
Dizem também que a FONP tudo fez para conseguir estes resultados de modo a que os criadores estrangeiros pudessem expor aves de fauna europeia no mundial, e afinal, mais valia estarem quietos porque para os portugueses tudo está na mesma.

Se pensam que alguem vai pagar quantias tão elevadas para poderem criar livremente fauna europeia, estão muito enganados, ou pelo menos, eu não pago.

Isto que eles impõem é uma anedota e devia ir para a televisão. Das duas uma: ou iam para os malucos do riso ou então para os apanhados, porque isto não se faz a ninguém. Nós, criadores portugueses, não merecemos isto.

Se querem contrariar o facto de apanhar aves já adultas da natureza, bastava fazerem uma coisa. Obrigarem os criadores de fauna europeia serem sócios de uma associação ou clube e assim obrigar a que toadas as aves tivessem uma anilha oficial. Assim saberíamos quando a aves eram realmente de cativeiro e não aves apanhadas já adultas da natureza. É claro que deveria existir uma inspecção e se houvesse uma ave que não tivesse anilha oficial, deveria ser aplicada uma multa, caso contrário é deixar criar livremente a fauna europeia.

É óbvio que tudo isto deveria ser defendido por várias associações de aves mas os dirigentes também não estão muito interessados em contribuir para a ornitologia em Portugal. Desde que tirem um prémios e assim vendam umas aves já estão bem.

Era uma solução simples, mas infelizmente, pessoas em Portugal que não nasceram com o dom de PENSAR:

sábado, 2 de outubro de 2010

Primeiro ano como expositor

Este vai ser o primeiro ano que vou participar numa exposição. Vou partecipar na expo-aves da associação ornitológica de coimbra que se irá realizar nos próximos dias 22, 23 e 24 de Outubro. Vou tentar a minha sorte com as seguintes aves:
1 canário lipocrómico amarelo nevado
3 canários fife fancy melânico nevado
3 canário poupa alemão amarelos nevados
3 canários lizard dourados
1 canário lizard prateado
1 canário arlequim portugues poupa
2 canários arlequim portugues par